O governador Daniel Vilela anunciou, nesta quinta-feira (25/06), um pacote de R$ 78 milhões para o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia-UFG), com execução prevista de 2026 a 2031. A parceria, formalizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), inaugura uma nova etapa de expansão do centro e integra a estratégia de consolidar Goiás como polo nacional de inteligência artificial. O anúncio ocorreu durante jantar com pesquisadores, desenvolvedores e empresários no Palácio das Esmeraldas.
Do total previsto, R$ 40 milhões serão aplicados na implantação de um AI Data Center e de um laboratório de veículos autônomos, ampliando a capacidade computacional disponível a pesquisadores, estudantes, empresas e órgãos públicos parceiros. O programa também prevê a manutenção de mais de 130 bolsistas ativos simultaneamente, ações de retenção e atração de talentos, acordos internacionais de cooperação científica e o fortalecimento de redes de pesquisa nacionais e internacionais.
Na frente de inovação, o convênio contempla a aceleração de até 40 startups de base tecnológica, em integração com iniciativas como o Hub Goiás e o Distrito de Inovação e Inteligência Artificial. Estão previstos suporte técnico para a criação de núcleos emergentes de pesquisa em IA em outros municípios, interiorização da ciência, inovação e tecnologia no estado e ações educacionais em larga escala para ampliar o acesso à formação em tecnologias emergentes e preparar novas gerações para a economia digital.
Criado em 2019 dentro da política de Centros de Excelência do Governo de Goiás, o Ceia-UFG tornou-se referência nacional em IA aplicada, reunindo universidade, governo e setor produtivo em projetos de pesquisa, inovação e transferência de tecnologia. A nova parceria amplia essa atuação e cria condições para avançar em áreas emergentes da chamada IA de fronteira.
Ao anunciar o investimento, Daniel Vilela afirmou: "Temos em Goiás o maior laboratório de inteligência artificial da América Latina. Talvez seja mais reconhecido fora do estado e até do Brasil do que aqui". Ele acrescentou que a segunda etapa do convênio busca "desenvolver novas soluções para o governo" e financiar pesquisas no Ceia, destacando: "Estamos muito otimistas em continuar fazendo de Goiás um estado vanguardista na inteligência artificial no país". O governador avaliou ainda ser "um privilégio" conduzir o próximo passo e disse enxergar a IA como instrumento para elevar a produtividade "sem que isso traga exaustão para nossos servidores".
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, o novo ciclo consolida uma política pública de longo prazo. Segundo ele, o Ceia "já captou mais de meio bilhão de reais em projetos e parcerias e tem mais de mil pesquisadores ativos" e, nesta etapa, a expectativa é projetar Goiás como referência nacional e internacional em IA. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, afirmou que a gestão tem levado a tecnologia como marca, citando iniciativas como o Pequi Bank e o distrito de inovação, e disse ver "uma cara moderna para Goiás". A reitora da UFG, Sandramara Chaves, ressaltou o potencial de desenvolvimento humano do laboratório e o crescimento na formação de pessoas voltadas à tecnologia.
Segundo a diretora do Ceia-UFG, Telma Woerle Lima Soares, o investimento representa um passo decisivo para ampliar o impacto científico e econômico da IA produzida em Goiás. "O Ceia nasceu com a missão de conectar excelência acadêmica, inovação e desenvolvimento econômico", disse, ao afirmar que o novo ciclo posiciona o estado entre os protagonistas da área no Brasil.
Entre as metas, estão a produção de pelo menos 40 publicações científicas de impacto, a consolidação de uma rede com 100 empresas parceiras ativas e o registro de 15 propriedades intelectuais. O convênio também busca ampliar a capacidade do estado de atrair e reter pesquisadores altamente qualificados, criando um ambiente favorável à produção científica e ao desenvolvimento tecnológico.
Fonte: Agência Governo de Goiás




Facebook