menu
Sabores da Escola abre inscrições até 5/6: duplas de merendeiras e merendeiros disputam prêmio com receitas saudáveis

Sabores da Escola abre inscrições até 5/6: duplas de merendeiras e merendeiros disputam prêmio com receitas saudáveis

Sabores da Escola abre inscrições até 5/6: duplas de merendeiras e merendeiros disputam prêmio com receitas saudáveis

A Secretaria da Educação de Goiás (Seduc/GO) abriu as inscrições para a 3ª edição do Concurso Sabores da Escola, que reconhece e valoriza o trabalho de merendeiras e merendeiros da rede pública estadual. A iniciativa é exclusiva para profissionais responsáveis pelo preparo das refeições nas unidades de ensino e busca destacar receitas que aliem saudabilidade, criatividade e viabilidade de execução nas escolas. Em 2026, o concurso reforça o compromisso da rede estadual com a promoção da alimentação saudável no ambiente escolar.

As inscrições devem ser feitas até 05/06, com o envio da receita conforme o modelo disponibilizado pela organização. Serão aceitas preparações salgadas, com ou sem acompanhamento, além de itens como pães, bolos, tortas salgadas, quitandas e salgados assados. Os pratos precisam ter potencial para compor lanches e/ou refeições principais (almoço ou jantar) e obedecer às diretrizes da Resolução nº 04, de 26 de fevereiro de 2026, que regulamenta a alimentação escolar no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

A participação é obrigatoriamente em duplas formadas por merendeiras e/ou merendeiros vinculados à mesma unidade escolar. Não é permitida a participação de professores, diretores, servidores da secretaria escolar ou coordenadores pedagógicos. Cada dupla poderá inscrever apenas uma receita, mas uma mesma escola pode ter mais de uma dupla inscrita, desde que cada equipe apresente proposta diferente e atenda a todos os requisitos do regulamento.

As receitas devem priorizar ingredientes in natura ou minimamente processados, visando refeições equilibradas e nutritivas, alinhadas às boas práticas de alimentação escolar e ao desenvolvimento e à saúde dos estudantes. A disputa terá etapas regionais, seguirá para os polos e culminará na grande final estadual, na qual as equipes finalistas terão tempo determinado para preparar os pratos diante de uma banca de jurados especializada. Além do reconhecimento profissional, haverá premiações especiais para as melhores receitas, valorizando iniciativas que unem sabor, nutrição e criatividade no dia a dia das escolas.

Fonte: Agência Goiás

Facebook